sábado, 6 de setembro de 2014

PRIMEIRO DIA DE LONDRINA NA VISÃO DO PIONEIRO E FUNDADOR GEORG CRAIG SMITH

GEORG CRAIG SMITH - DIÁRIO DA VIAGEM DE JATAY à LONDRINA - 20 / 21 AGOSTO DE 1929


 Na madrugada de 20 de agosto de 1929, após muitos preparativos e compras de alimentos e arreios e cangalhas e ferramentas e tudo o que seria necessário para a grande jornada heróica, essa primeira turma de pioneiros partiram de Ourinhos-SP e chegaram em Cambará-Pr., que era conhecida como “A BOCA DO SERTÃO”. Em Cambará-Pr., o Sr. Alberto Loureiro e a sua turma de trabalhadores se juntaram à caravana. 


         Era uma aventura tremenda, pois não era possível prever o que iríamos encontrar pelo caminho, talvez até índios que haviam na região de Laranjinhas-Pr., como mais tarde foram encontrados. 
         Sendo tempo seco, fizemos uma viagem relativamente boa, apesar das terríveis condições das estradas, e chegamos em Jatahy (que se chama Jataizinho) à tarde do mesmo dia. 
         Pelo caminho atravessamos três rios, antes de chegar em Jatahy. Os rios Das Cinzas e Laranjinhas atravessamos em balsa muito perigosas, mas quando chegamos ao Rio Congonhas, não havia, nem ponte, nem balsa. E agora, o que fazer? Como não era época de cheia e o leito sendo de pedra, com coragem e fé, avançamos dentro da água com o caminhão carregado e tudo, e, pela graça de Deus, conseguimos alcançar a outra margem, e com o motor roncando com toda a sua força, subimos a barranca da outra margem. 
         Com grande alívio, continuamos a viagem até chegarmos à temível Serra Morena, que era o pavor dos motoristas, pois o caminho estreito que ladeava a montanha era cheio de buracos e pedras soltas. Se os veículos não subissem de uma só arrancada, e não tivesse bons breques e parassem no meio da subida, eles corriam o perigo de rolar abismo abaixo, como de fato aconteceu com alguns. 
         Ao chegarmos no alto da serra, logo damos com a pensão e restaurante do português João Gomes e lá pudemos descansar um pouco e nos lavar e comer algo e nos preparar para a etapa final da viagem até Jataizinho, onde chegamos sem mais grandes problemas, à tarde do mesmo dia 20 de agosto de 1929. 
         Em Jatahy a Cia. havia mandado construir, por intermédio de um outro pioneiro escocês, Ian Fraser, da Cia. Territorial Maxwell, dois grandes ranchos de palmito, para servirem de alojamento, o escritório e armazém da Cia. de Terras. 
         Em Jatahy imediatamente descarregamos o caminhão e nos preparamos para continuar a jornada no dia seguinte, pois o nosso destino era as terras da Cia. de Terras Norte do Paraná, que estavam ainda há 22 quilômetros além do rio Tibagy. 
         O jovem chefe da caravana então tratou logo de comprar várias mulas de carga e montarias necessárias para o resto da viagem que seria através dum picadão escuro e barrento no meio da mata virgem. Contratou-se também um índio manso para servir de tropeiro. Esse índio falava com as mulas em sua língua e elas lhe obedeciam misteriosamente. Muitas vezes o jovem paulista teve que, ele mesmo, bancar o tropeiro, quando o índio não aparecia no serviço. 
         Na madrugada do dia 21/08/1929 estava tudo pronto para a arrancada final da grande jornada, porém havia ainda um grande e aparentemente intransponível obstáculo: não havia nem ponte, nem balsa no grande rio Tibagy. Como que haveríamos de atravessar aquelas águas perigosas. 
         A caravana não podia parar. Então tratamos de alugar todas as canoas que haviam na cidade e os seus respectivos donos para remá-las. Assim, com grande sacrifício e perigo de vida, conseguimos transportar todo aquele material e toda aquela gente para a outra margem tendo o jovem paulista feito várias viagens de ida e volta, ele mesmo remando uma das canoas feita de tronco de árvore e com muita perícia. 
         E as mulas? Ah, sim. Elas travessaram a nado! Uma de cada vez, ao lado das canoas. Enquanto uma pessoa remava, a outra guiava a mula pelo cabresto. 
         Finalmente, depois de um trabalho tremendo, tudo estava pronto, com toda a mercadoria nos lombos dos burros em cangalhas e foi iniciada a longa e penosa caminhada até as terras da Cia. 
         A viagem foi lenta, pois o picadão dentro da floresta fechada era todo cheio de buracos e lama. 
         Depois de muitas horas de marcha lenta, o engenheiro Dr. Alexandre Razgulaeff, jovem russo e dinâmico, olhou para os seus mapas, parou a turma e disse: “Chegamos”. Perguntamos-lhe: “Chegamos aonde?”, pois era tudo floresta fechada ao nosso redor. “Chegamos na divisa das terras da Cia. de Terras Norte do Paraná”. 
         Então logo descarregamos e amarramos as mulas para não fugirem, o que seria uma tragédia. O sr. Alberto Loureiro, português, homem de coragem e grande energia, empreiteiro contratado pela Cia., logo reuniu os seus trabalhadores e abriram uma pequena clareira e construíram dois ranchos de palmito, que foram as duas primeiras habitações nesta zona toda. Essa primeira derrubada e esses dois ranchos estavam localizados onde hoje as encontra a firma Anderson Clayton. 
         E assim, meus queridos amigos, agora vocês conhecem como foi iniciada esta linda cidade de Londrina (Pequena Londres) e como que começou este tremendo progresso que existe hoje nesta cidade e em todo o norte do Paraná. 
         Salvo erro ou omissão, os nomes daqueles bravos pioneiros que fizeram parte daquela primeira caravana são os seguintes: 
         George Craig Smith – funcionário da Cia. Terras e responsável pela caravana. 
         Dr.Alexandre Razgulaeff – engenheiro agrimensor. 
         Alberto Loureiro – empreiteiro. 
         Erwin Frölich 
         Joaquim B. Barbosa 
         Spartaco Bambi 
         Geraldo Pereira Maia 
         Vários trabalhadores braçais. 
         E aquele jovem paulista, que liderou aquela jornada heróica e que é hoje um dos poucos sobreviventes daquela turma de pioneiros, é o que tem a grande honra e satisfação de falar com vocês nesta tarde. Espero, pois, que esta pequena narrativa possa acender uma centelha de ambição nos seus corações e incentivar vocês à vida mais nobre e útil e sadia e de novas conquistas para a grandeza do Brasil e sempre guiados pelo meu e seu melhor amigo, o senhor Jesus Cristo, o qual é hoje o meu Chefe Supremo, pois a Bíblia, que é a Palavra de Deus, nos promete que: “Em todas estas coisas somos mais do que vencedores, por Aquele (Jesus Cristo) que nos amou”. (Rom.8:37)

sexta-feira, 5 de setembro de 2014

CENTRO DE LONDRINA EM 1950 - FOTO LINDA - CATEDRAL

Não lembro daquela torre nos fundosa da catedral.
Londrina nasceu em meio à floresta norte paranaense das mãos dos semeadores de cidades britânicos, brotou como uma fina flor na boca do sertão, frágil com simples casinholas espaçadas ao longo de ruas mal definidas, um... identidadelondrina.com.br

quinta-feira, 28 de agosto de 2014

quinta-feira, 21 de agosto de 2014

LONDRINA SURGIA A 85 ANOS

JORNAL DE LONDRINA

Há 85 anos, Craig Smith chegou ao Marco Zero e deu início à história de Londrina

De acordo com pesquisadores, a comitiva do inglês não foi a primeira que passou por Londrina, mas é tida como a oficial; seis anos depois, nasceu o Município - 21/08/2014 

Fábio Silveira




Há 85 anos, uma expedição da Companhia de Terras do Norte do Paraná chefiada por George Craig Smith estava a caminho do que hoje é a cidade de Londrina. Eles vinham do interior de São Paulo, passaram por Cambará e montaram acampamento no local onde fica o Marco Zero, na tarde de 21 de agosto daquele ano de 1929. Após 64 dias, a Bolsa de Valores de Nova York “quebrou”, o que mudou o rumo da História na década seguinte, com uma grande depressão econômica; 14 meses depois, em outubro de 1930, um movimento romperia com a política do “café com leite”, que alternava paulistas e mineiros na presidência da República, colocando o gaúcho Getúlio Vargas no lugar. É nesse ambiente que começa oficialmente a história de Londrina, que, em 1935, seria alçada à condição de município.
A chegada da expedição é considerada o “marco zero” da história de Londrina, mas antes do grupo chefiado por Smith existiram outras expedições que passaram por aqui. O site da Prefeitura fala de uma expedição de 1924, comandada por Lord Lovat, um técnico em agricultura e reflorestamento que “ficou impressionado com a exuberância do norte-paranaense e acabou adquirindo duas glebas para instalar fazendas e máquinas de beneficiamento de algodão”. Ele foi um dos fundadores da Companhia de Terras do Norte do Paraná (CTNP), a empresa inglesa que loteou e vendeu as terras na região.

George Craig Smith/Acervo MHL
George Craig Smith/Acervo MHL / A expedição de Smith derrubou matas onde hoje fica o Marco Zero
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A expedição de Smith derrubou matas onde hoje fica o Marco Zero
Começo
A expedição de 1929, de George Craig Smith, mediu e demarcou as terras, derrubou as matas e começou a construir as primeiras casas. Antes dessa expedição, a área era ocupada por índios. Pesquisas feitas pela Universidade Estadual de Londrina (UEL) identificaram documentos do século 19 que relatam a presença indígena e de caboclos.

O historiador, escritor e professor do Departamento de História da UEL Rogério Ivano lembra que, antes da venda das terras da região para a companhia inglesa, já existiam planos de uma ferrovia que sairia de Santos (SP), passaria pelo Norte do Paraná, seguiria até o Paraguai e chegaria ao Chile, ligando os oceanos Atlântico e Pacífico. Havia ainda um projeto de ligar Cuiabá a Paranaguá, também passando pela região onde fica Londrina. Isto demonstra que, quando os ingleses chegaram para vender terras, a área já era conhecida e existiam informações sobre ela. “Existe uma série de dados prévios que auxiliaram essa caravana.”
O pesquisador e professor aposentado do Departamento de Ciências Sociais Nelson Tomazzi escreve a própria tese de doutorado sobre a construção da história de Londrina. Ele confirma que a expedição de 1929 não foi a primeira. “Foi a primeira oficialmente, ou seja, a primeira que a história oficial escolheu para colocar alguns nomes em evidência”, pontua. “Na minha tese, mostro como existem vários documentos, fotografias e coisas que afirmam que não foi a primeira. Essa expedição foi a de tomada de posse.” 
Tomazi afirma que no sul de Londrina já havia “muitas fazendas” e que as terras da CTNP iam somente até o Ribeirão Três Bocas.

Interesse em plantações e ferrovias
A forma como os ingleses da Companhia de Terras do Norte do Paraná (CTNP) comercializaram os lotes pequenos do local que viria a ser Londrina, com custo baixo e com prazo longo para o pagamento, destoa do que eles normalmente faziam com terras adquiridas no exterior.
Normalmente, os ingleses implantavam o sistema conhecido como “plantations”, monocultura visando o mercado externo em grandes extensões de terras.
O historiador Rogério Ivano, professor do Departamento de História da Universidade Estadual de Londrina (UEL), lembra que, antes da compra das terras no Norte do Paraná, os ingleses tentaram implantar um projeto desses, com algodão, no interior de São Paulo. Não deu certo. Isto pode ter feito com que os ingleses mudassem o projeto para o norte paranaense.
Para o pesquisador Nelson Tomazi, o principal interesse dos ingleses não eram as terras em si. “O que interessava mais era a ferrovia, eles lucraram muito mais com a ferrovia do que com a venda dos lotes, esse era o ponto principal.” 
Tomazi recorda que quando o governo Getúlio Vargas, na fase do Estado Novo, cassou a ferrovia dos ingleses, a CTNP “vendeu as terras para um grupo brasileiro e foi embora”.

sábado, 9 de agosto de 2014

sábado, 2 de agosto de 2014

RÉPLICA DA 1ª IGREJA DE LONDRINA - INTERIOR - FOTO


Interior da capelinha da Uel. Erigida em 1996, a capela é uma réplica da primeira igreja catolica de Londrina, construída em 1934

quarta-feira, 30 de julho de 2014

CATITA NO SERTÃO NORTE PARANAENSE - LONDRINA

Catita pintada por Edgar Ostereicht  - Foto original por José Juliani - http://eueaviacaogarcia.blogspot.com.br/2014/06/um-recorte-no-tempo_24.html - "Antonio Bernardi, o 'Toninho da Oficina', resume assim a década de 40. Servindo às novas cidades que pipocavam na região, e enveredando também pelo sul de São Paulo, a empresa crescia 'que era um espanto': ― Em 37, eram 8 ônibus. Em 40, já eram 18! E, em 1950, seriam 80. ...
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quarta-feira, 23 de julho de 2014

LONDRINA - FOTO HISTÓRICA DA INAUGURAÇÃO DO ESTÁDIO DO CAFÉ


22 de agosto de 1976, inauguração do Estádio do Café. Enquanto o prefeito José Richa promove o hasteamento do Pavilhão Nacional, as autoridades e convidados acompanham a solenidade. Quem conhece quem dessa foto? Eu conheci o Oscar Alves... atrás do wilson moreira... Belinati... Del Ciel ( calça cor rosa).. Leite Chaves (atrás do Bispo de óculos).;;;;Makiolki (atrás do Bispo);;; Dom Geraldo.... (A) FARINA

CARRINHOS CARROÇAS DE PADEIROS EM LONDRINA EM FRENTE AO BOSQUE


Estas duas fotos batidas na década de 40 e com diferença de poucas anos uma da outra. São testemunhas de uma atividade muito comum na época e hoje se acabou. Foi batida ao lado de onde seria a catedral e o bosque. na mais recente ja aparece a torre da igreja Metodista. e o pé de bode ja havia sido trocado por outro. Não há registro do fotografo e nem o ano correto.  foto do acervo de Guilherme Lamp ( Família de Pioneiros)

quinta-feira, 10 de julho de 2014

LONDRINA - NARRATIVA - CIDADE - ANOS 40 e 50 COM FOTO


Centro de Saúde de Londrina, déc. 40/50. Foto – Acervo do Museu Histórico de Londrina, autor Hans Kopp. - Fonte: Livro Londrina puxa o fio da memória; autoras Célia Musilli e Maria Angélica Abramo.
Editora Letradágua, edição 2004, pg 68. Texto copiado:

“No dia 20 de março de 1949, foi inaugurado o Centro de Saúde de Londrina, instituição estadual que se encontra na Alameda Manoel Ribas, perto da Concha Acústica. O prédio é peça rara da arquitetura e sobreviveu ao crescimento desordenado, mantendo as formas originais, no estilo art déco, sem sofrer reformas que modificassem sua fachada. O prédio, com cerca de 836 metros quadrados de área, foi num terreno de 1.179 metros quadrados, pertencente à Companhia de Terras Norte do Paraná.
Um ponto de charretes, durante muito tempo, funcionou em frente ao Centro de Saúde. O Transporte barato era usado pela população que fazia compras e também pelos que embarcavam na antiga rodoviária de Londrina, que ficava na Alameda. Mais tarde, as charretes foram substituídas por carrinhos ingleses, os Morris, chamados biribas, os mais econômicos na década de 50 que serviam as frotas de táxi.
O atual prédio do Centro de Saúde ocupou o espaço de um antigo hospital construído nos primeiros anos da década de 30 pela Companhia de Terras Norte do Paraná. O hospital foi demolido para dar lugar ao novo centro que, sem local próprio, funcionava como Posto de higiene de Londrina, atendendo à população desde 18 de agosto de 1942, no antigo Paço Municipal.
A característica de atendimento do Centro de saúde era fugir da burocracia do serviço público, priorizando os atendimentos de emergência. Nos primeiros anos no novo local, a instituição estadual passou a ser considerada como um grande centro de atendimento. Ali, foram prestados também serviços nas áreas de puericultura, com vacinação e acompanhamento do desenvolvimento das crianças. Também havia um serviço de vigilância sanitária, uma seção de atendimento aos casos de lepra, raio X e consultório de odontologia.
Atualmente, o Centro de Saúde dá acompanhamento e tratamento às doenças sexualmente transmissíveis e atende a casos de doenças tropicais.”

domingo, 6 de julho de 2014

HORÁRIO DE TRENS PARA LONDRINA - C.F.S.P.P. 1935


Com a inauguração da Estação Ferroviária de Londrina, o horário de trens que circulavam na linha férrea passou a ser: vide a tabela.  Fonte:Fotos do acervo fotográfico de Francisco de Almeida Lopes (1909-1987).