segunda-feira, 31 de agosto de 2015

ROLÂNDIA: CAMPANHA DE 1988 (TOSTÃO CONTRA O MILHÃO)

sexta-feira, 21 de agosto de 2015

LONDRINA SURGIU EM 21/08/1929

21 de Agosto de 1929
                                                                           Reflexão do Museólogo Niger Marena



 “O passado é só o que existe! É o único
   capital de que dispomos.”
                                  Anatole France
                                  escritor francês
                                   1844 - 1924




            Em São Paulo comemora-se o dia 25 de Janeiro como a data oficial de fundação da cidade .  25 de Janeiro de 1554 padres jesuítas, entre eles José de Anchieta, fundam ali um colégio objetivando converter os silvícolas ao catolicismo. Era o dia em que se comemorava a “conversão do apóstolo Paulo ou Shaul de Tarsis ao cristianismo”. Batizam o inicio desse “povoado” como São Paulo de Piratininga.

          25 de Janeiro é sempre feriado municipal, lá. Por óbvio comemoramos nosso aniversário no dia em que deixamos o ventre de nossas mães. No Paraná tudo é diferente!!! A Província do Paraná foi criada através de uma Lei sancionada e promulgada pelo Imperador Pedro II em 28 de Agosto de 1853.  Nesse momento, juridicamente a 5ª.Comarca da Província de São Paulo era elevada à condição de Província do Império. A sua efetiva instalação, porém, acontece no dia 19 de Dezembro de 1853. Ninguém, relembra ou comemora, por aqui o dia 28 de Agosto mas apenas o 19 de dezembro!...

         Desde então segue-se essa questionável tradição.

         No ano de 1925 a Cia. de Terras Norte do Paraná adquiriu inicialmente do Governo do Estado aproximadamente 450.000 alqueires de terras agricultáveis mas de difícil vias de acesso situadas no condomínio da vasta Gleba conhecida como das Três Bocas.
          
     Transcorreram perto de quatro anos de análises da referida terra, inclusive diversos aspectos “jurídicos”   até que em 1929 decidiram iniciar sua colonização.      

         
      

        Eram matas densas onde  chovia muito e havia quantidade enorme de “insetos” os quais proliferam a todo momento.

         Optaram que a iniciativa acontecesse no mês de “agosto”, pois, sabia-se que esse mês o era de pouquíssimas chuvas o que facilitaria os deslocamentos.

          Esse iniciou-se em 20 de Agosto de 1929 na cidade limítrofe de Ourinhos.. Segundo depoimento do pioneiro George Craig Smith deixaram essa cidade na madrugada do dia 20 para chegarem à hoje centenária Jataizinho no entardecer desse dia. Ali adquirem “muares” e contratam os serviços de um silvícola o qual conseguia conversar com os animais e “acalmá-los”. Transpõem o Rio Tibagi de “canoas rústicas e os animais o atravessam a nado conduzido pelo referido silvícola.  Em terra firme os aguardava uma viagem feita com grande sacrifício, em marcha lenta, caminhando por um picadão escuro, barrento e cheio de tocos e buracos, diz o pioneiro George Craig Smith. O engenheiro Alexandre Razgulaeff, vinha com sua bússola e outros instrumentos, cronometrando a caminhada de 23 quilômetros, a partir da margem esquerda do Rio Tibagi, onde se iniciam as terras adquiridas pela Cia. Era entardecer  do dia

                                                                                    21 de Agosto de 1929

quando ele com toda segurança fincou o primeiro marco de madeira e disse: chegamos!!!  “Em 3 de dezembro de 1934 foi criado o Município de Londrina. Essa data é oficialmente considerada a data de fundação de Londrina, porém, Londrina, na verdade, nasceu naquela tardezinha de 21 de Agosto de 1929, quando o Dr.Alexandre Razgulaeff fincou o primeiro marco ao chegar nas terras da Cia., diz o pioneiro George Craig Shmith.

              No mesmo dia começam a derrubada da mata e os trabalhos de arruamentos e delimitação do Patrimônio das Três Bocas, posteriormente transformado em Londrina.

              Quem hoje relembra os nomes desses heróis anônimos os quais com uma grande coragem e determinação  foram a “mãe” a qual gerou uma grande metrópole???





        Minha avó paterna costumava dizer que: “ -   O homem que perdeu o respeito, perdeu tudo!   Eu até diria mais:  quando não cultivamos o espírito de gratidão aos nossos antepassados por algo que eles nos legaram , situamo-nos bem abaixo nesse mundo animal no qual  nos inserimos.

       Alguém ligado sentimentalmente aquela geração, aproveitando-se dos recursos de uma modernidade a qual sequer imaginava-se em 1929, tem o dever derelembrar aos contemporâneos como tudo começou.

                                                                               21 de Agosto de 1929
                                                                               21 de Agosto de 2015                                 





Dado no silêncio dos termos do Museu de Geologia e Paleontologia
Território do Departamento de Geociências da UEL
Antigos termos da Fazenda do Dr. Mabio Palhano
“in fine” Calendas dedicadas ao Imperador Augustus  de 2015  DC –     

3. 3 6 8   anos de Memphis Annum da  AMORC     Rosae Crucis

HISTÓRIA DA TV EM LONDRINA ( MAKIOLKE e TIA LUCY )

Dois ícones de nossa cultura.
Tia Lucy e José Makiolke

quarta-feira, 19 de agosto de 2015

1º ÔNIBUS DE LONDRINA ( CATITA )

LONDRINA- PRIMEIRA FOTO DA JARDINEIRA CATITA EM FRENTE A OFICINA DE JOSÉ ZIOBER - HISTÓRIA- em 1º de maio de 1934, não por acaso Dia do Trabalho, um imigrante espanhol chamado Celso Garcia Cid, então um jovem de 25 anos de idade, assinou o termo de compra, por 3 contos de réis, de um caminhão Ford TT usado. O texto especificava que o comprador não podia “fazer qualquer tipo de reclamação futura”. Celso estacionou o veículo na Rua Maranhão, em frente à oficina do mecânico polonês José Ziober, conhecido na época por consertar todo e qualquer tipo de máquina. Perguntou a Ziober: – O senhor consegue fazer esse caminhão virar uma jardineira? Ziober aceitou o desafio. Trabalhou duro e fez o serviço. Assim surgiu a Catita, primeiro ônibus de transporte da Companhia Rodoviária Heim & Garcia, nome primitivo da Viação Garcia.  Paulo DelgadoLONDRINA EM FOTOS


quinta-feira, 13 de agosto de 2015

MESSIAS FOTOGRAFO LAMBE LAMBE


Carlos Henrique BrasileiroLONDRINA - MEMÓRIA VIVA




EIS O MESSIAS, um dos ultimos Fotografos [ lambe lambe ]de nossa LONDRINA ;trabalha ao lado da catedral , junto a praça das bandeiras.

sábado, 8 de agosto de 2015

GUMERCINDO FERREIRA DO AMARAL



EX-PROPRIETÁRIO DA FARMÁCIA HUMANITÁRIA ( VALE VERDE )

Homenagem a Antonio Euclides Sapia da Tv Coroados canal 3 de Londrina




HOMENAGEM

Década de 60 - TV Coroados - Antonio Euclides Sapia, apresentando um dos programas que comandou na tv. Sapia, como era conhecido, foi um dos pioneiros da televisão em Londrina e ajudou a construir o Canal 3. Faleceu aos 55 anos. Hoje teria 80 anos. 
(Foto: Ricardo Sapia)

LONDRINA COM CHUVA, BARRO E LAMA NA DÉCADA DE 40










7 - Rua Maranhão entre Mato Grosso e Duque de Caxias. Pg.7.
Fonte: livro “É de sonho e de pó”-Londrina, décadas de 1930 e 1940. Fotografias de Carlos Stenders. Organizado por Daniel Choma, Edson Vieira e Tati Costa. 1ª edição, Londrina, 2015. Acervo Câmara Clara.Pg.7.

LONDRINA NA DÉCADA DE 40 ( CENTRO ) FOTO




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Década de 40 - Maranhão com Minas Gerais.
Aparecem a antiga sede da ACIL - Associação Comercial e Industrial de Londrina e o Paço Municipal ( prefeitura)

sexta-feira, 7 de agosto de 2015

VIAGEM DE TREM DE LONDRINA A PORTO ALEGRE ANOS 40



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Década de 40 - Excursão de trem, das Normalistas do Colégio Mãe de Deus, ao sul do país. A viagem incluiu ida ao Rio Grande do Sul, onde foram recebidas pelo governador do Estado, Notem no mapa, o trajeto da excursão.





FOTO DE LONDRINA 1959

1959 - Londrina em seu Jubileu de Prata. Na parte inferior da foto, está o SAS - Serviço Autárquico de Saneamento, substituído pela SANEPAR. A primeira rua que aparace é a Antonina, que depois tornou-se a Av JK.

FOTO AÉREA DE CATEDRAL DE LONDRINA DÉCADA DE 50



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Final da década de 50 - Edificio Bosque em construção

LONDRINA DEVE MUITO AOS JIPES


PAULO DELGADO


LONDRINA- CENTRO DE LONDRINA- DÉCADA DE 50- Esta foto mostra o antigo cruzamento da Alameda Manoel Ribas e Rua Souza Naves, no lado esquerdo mostra o POSTO DE GASOLINA onde hoje é o EDIFÍCIO JULIO FUGANTI, LÁ NO FUNDO A ANTIGA ESTAÇÃO RODOVIÁRIA , TENDO AO LADO DIREITO UM ÕNIBUS, ONDE HOJE É A CONCHA ACÚSTICA e no lado direito O CENTRO DE SAÚDE, ....hoje neste cruzamento esta a ROTATÓRIA DOS PIONEIROS

terça-feira, 4 de agosto de 2015

1ª RODOVIÁRIA DE LONDRINA ( RELATO DE UM PIONEIRO )

PAULO DELGADO
LONDRINA- 1934- A primeira Rodoviária de Londrina localizava-se na Praça Willie Davids, na esquina das Ruas Minas Gerais e Maranhão. Esta Estação pertencia à Companhia Ferroviária São Paulo/Paraná, CONFORME O ESCRITO NO TELHADO. A construção era de madeira abrigava também o almoxarifado da Companhia de Terras Norte do Paraná e o depósito de mercadorias transportadas pela Companhia Ferroviária antes da chegada dos trens, que ocorreu em 1935. O escritório local recebia pelo telégrafo de Ourinhos as informações de quantos passageiros e a quantidade de cargas embarcadas para Londrina. O escritório mandava então as "jardineiras" e caminhões necessários para buscá-los em Jataizinho.

LONDRINA: AQUI TEM HISTÓRIA

JOSÉ ROBERSTONES PIERETTI


ELA ESTÁ NO 3° VISUAL , nas GRAÇAS esta de pé , como o telhado é original , e sujeito a goteiras , colocaram aquelas proteções aluminadasi ( é isto né?) pois não se encontra telhas iguais para substituições.  R. Caraíbas com a R. Guaranis - Vila Casoni - Londrina/Pr

domingo, 2 de agosto de 2015

FOTO INAUGURAÇÃO DA AVENIDA DEZ DE DEZEMBRO ( VIA EXPRESSA )



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1977 - Inauguração da Av Dez de Dezembro - Via Expressa

1ª IGREJA DE LONDRINA FOTO

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Até 19.08.1934, era nesta casinha,na Av Paraná com João Candido, atualmente é um banco, que se realizavam os serviços religiosos católicos. Após esta data, inaugurou-se a igreja matriz de madeira.

LONDRINA: ASTROS ( LOCUTORES ) DO RÁDIO LONDRINENSE DOS ANOS 60 até hoje




JOTA MATHEUS


Outro anúncio amarelado pelo tempo: O ano é 1978. Saí da Paiquerê e fui para a Rádio Clube que contratou ainda o Pedro Silva (da Alvorada), o Zamboni e o Sérgio Neves (da Rádio Londrina) e o Jair Pasini (da Difusora). O Paulinho Fernandes já estava lá. No ano seguinte fomos todos para a Rádio Alvorada. Desse grupo três já foram para o "andar de cima": Paulo Fernandes, Orlando Santos e Murilo Zamboni.

sábado, 1 de agosto de 2015

LONDRINA ANTES E DEPOIS FOTOS

JONAS COSTA
Estava vendo as fotos do meu arquivo e me deparei com essa maravilha.
Peço desculpa por não ter a fonte da primeira foto, a segunda foto foi eu que tirei e é deste ano.
É fácil identificar os locais da foto ?

sexta-feira, 31 de julho de 2015

FOTO MAIS FAMOSA DE LONDRINA ( ANOS 40 )

Década de 40 - Av Paraná

REDAÇÃO ANTIGA DO JORNAL DE LONDRINA

FOTO By ARTUR BOLIGIAN
NO FOTO APARECE DEVALDO GILINI E ANA DELA PRIA ENTRE OUTROS...

FOTO RARA DE LONDRINA DO ANOS 50



FOTO ESTRELA



Década de 50 - Av Paraná


CIRCUITO PESSOA POPULAR EM LONDRINA NOS ANOS 50 a 80




Fazia na tesoura, em poucos minutos, bonitos bichinhos de papel origami. de minuto em minuto dava um pulinho. todo mundo conhecia ele entre Londrina, Ibiporá até Arapongas. vezes desafiando alguns para uma jogadinha de "DNOME : Toshiyuki Tsuda , nasceu em Osaka - Ken- Japão. Faleceu as 12 horas do dia 8 de Abril de 1988 , com 59 anos. esta sepultado no jazigo nº 181 da quadra 04- B no Cemitério Municipal Padre Anchieta em Londrina , sito a Rua Rutilo nº 200 . Jardim Ideal. Quem for visitar o pode falar com a funcionária Neide que estara de plantão no mes de Agosto em todos os dias impares das 8 as 18 hrs , que sera muito bem recepcionado para informações do local

quinta-feira, 30 de julho de 2015

LONDRINA: PRIMEIRO MEIO FIO PARA O ASFALTO ( AV. SÃO PAULO )



Avenida São Paulo, entre a Rua Sergipe e Benjamin Constant, em frente a Praça Rocha Pombo, à direita, em cima, aparece o antigo Hotel dos Viajantes, colocação de mio fio pra calçamento em paralelepípedo, década de 40. 



LONDRINA - MEMÓRIA VIVA


Não sei o ano em o local, mas sei que é Londrina bem no começo

terça-feira, 28 de julho de 2015

TUDO COMEÇOU COM O TREM ( IMAGENS DE 80 ANOS ATRÁS EM LONDRINA )

TUDO COMEÇOU COM O TREM.Imagens de um feito: há 80 anos, o trem chegava em Londrina

JL selecionou fotos do acontecimento que mudaria a história de Londrina e do Norte do Paraná

Marcelo Frazão
  • Marcelo FrazãoOs trabalhadores que fizeram chegar o trem a Londrina: esforço de muita gente humilde que fez brotar o desenvolvimento regional (Crédito: Museu Histórico/Divulgação)
Faz exatamente 80 anos que aconteceu. Perto das 15h do dia 28 de julho de 1935, o povo fez festa para a chegada da primeira locomotiva na Estação Férrea de Londrina – um casebre de madeira instalado onde hoje é o piso inferior do Terminal Urbano de Londrina.
O feito, como mostrou o Jornal de Londrina, mudou a história de Londrina e do Norte do Paraná.
Com as locomotivas Baldwin construídas em Nova Iorque vieram milhares de compradores de terras, trabalhadores, mercadorias e as novas cidades não pararam de surgir ao longo da linha, até Maringá.
  • Alguns vagões foram içados sobre o Tibagi para testes do lado de cá, antes da abertura da linha  e construção da ponte (Crédito: José Juliani/Museu Histórico)
    Alguns vagões foram içados sobre o Tibagi para testes do lado de cá, antes da abertura da linha e construção da ponte (Crédito: José Juliani/Museu Histórico)
  • Antônio Cristiano Luza posa ao lado de um "motor", na década de 1970, provavelmente entre a Rua Guaporé e Pernambuco, quando havia cancelas para separar a linha férrea do trânsito comum (Crédito: Arquivo da família Luza)
  • A bela linha férrea sobre o Rio Tibagi (Crédito: Acervo família Luza)
    A bela linha férrea sobre o Rio Tibagi (Crédito: Acervo família Luza)
  • O momento da chegada da locomotiva com a comitiva de ingleses e membros dos governos: à frente, a bandeira do Brasil e da Inglaterra (Crédito: Museu Histórico/Divulgação)
    O momento da chegada da locomotiva com a comitiva de ingleses e membros dos governos: à frente, a bandeira do Brasil e da Inglaterra (Crédito: Museu Histórico/Divulgação)
  • A estação ferroviária de Londrina, novinha em folha: hoje, piso inferior do Terminal no centro (Crédito: José Juliani/Museu Histórico)
    A estação ferroviária de Londrina, novinha em folha: hoje, piso inferior do Terminal no centro (Crédito: José Juliani/Museu Histórico)
  • Um recorte de jornal no qual a Companhia de Terras anunciava a
    Um recorte de jornal no qual a Companhia de Terras anunciava a "ausiciosa notícia" sobre os novos tempos para Londrina e região com a chegada dos trens (Crédito: Arquivo da família Luza)
  • O povo se aglomera na antiga estação para saudar a chegada da primeira locomotiva Baldwin a Londrina (Crédito: Museu Histórico/Divulgação)
    O povo se aglomera na antiga estação para saudar a chegada da primeira locomotiva Baldwin a Londrina (Crédito: Museu Histórico/Divulgação)
Fazer o trem chegar a Londrina não foi tarefa simples para a Companhia de Terras do Norte do Paraná (CTNP). Antes, era preciso erguer uma ponte sobre o perigoso Rio Tibagi, esticando a linha de Jataizinho – que entre 1932 e 1935 era a estação “final” – até o povoado que não tinha mais que 600 habitantes.
Em Londrina, as últimas viagens de trem foram em 1982, quando o ex-prefeito Antônio Belinati finalizou a retirada da linha que “cortava a cidade ao meio”.
Pesquisador do tema, o museólogo Niger Marena, hoje responsável pelo Museu de Geologia e Paleontologia da Universidade Estadual de Londrina (UEL), refez a narrativa daquele dia: “Os curiosos do povoado de Londrina vão se reunindo em torno da primeira estaçãozinha... as primeiras horas da manhã são frustrantes. Ele começa a deixar a Estação de Jataizinho por volta das 11h daquela manhã. Vem devagar para que as autoridades e convidados possam observar em “detalhes” a ponte sobre o Rio Tibagi. Quando todos já se encontram desapontados eis que ouvem um apito!!! É elaaaaa! ... A Baldwin 1910 fabricada em Nova York anunciando sua chegada, finalmente desponta trazendo as bandeiras nacional do Brasil e da Inglaterra. Fogos pipocam! Finalmente ela chegou...”
JL selecionou algumas imagens históricas daquele 28 de julho, cedidas pelo Museu Histórico Padre Carlos Weiss e também pelo arquivo familiar do comerciante londrinense Claudio Luza, cujo pai – Antônio Cristiano Luza – foi ferroviário por 35 anos aqui na região.
E você? Tem memórias das viagens de trem entre Londrina e São Paulo ou outras cidades? Queremos conhecê-las!